Márcio Menezes

Dramaturgia Aberta com Márcio Menezes – Andaime Cia de Teatro

05 e 06/07 – 14h às 18h

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo – Sala Conceição Ferreira

Público alvo: 15 vagas

 

Descrição: O workshop irá apresentar os conceitos básicos da Dramaturgia Aberta (Dispositivo, Abertura e Participação; e Grande Público) e, no caso específico deste workshop, sua articulação com a cidade.

 

Release: O espaço urbano é entendido como um grande dispositivo de abertura. No processo da Dramaturgia Aberta é importante redimensionar a visão sobre a autoria da obra, uma vez que a mesma é fruto da articulação de todos os membros envolvidos, sendo mais pertinente entendermos a autoria como fruto da participação do Grande Público.

A partir do risco, da tensão, da ruptura e da mudança dos elementos dramáticos pretende-se criar um ambiente capaz de desenvolver espetáculos teatrais e performáticos onde a participação do público seja fundamental.

O workshop provoca o participante para uma produção de sentidos geradora de identidade e autonomia, despertando o sujeito para a busca de novas soluções para os novos problemas estéticos.

O workshop de Dramaturgia Aberta provoca no indivíduo o espírito criativo, a ousadia, o enfrentamento de riscos e obstáculos, bem como a percepção do Equipamento de Segurança como conceito facilitador das ações estéticas dentro desta perspectiva. Uma ótima oportunidade do estudante e do profissional atualizar, desenvolver e ampliar as perspectivas de seus potenciais artísticos.