Luciana Lara

Camadas de Significado na Dramaturgia do Movimento com Luciana Lara - Antitatusquo Cia de Dança

29 e 30/6 – 14h às 18h

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo – Sala Conceição Ferreira

Público alvo: Bailarinos, coreógrafos, performers, pesquisadores, professores e estudantes de dança e artes cênicas. 20 vagas

 

Descrição: Workshop sobre o processo criativo do espetáculo de dança contemporânea “Cidade em Plano” da Anti Status Quo Cia de dança” ministrado pela diretora e coreógrafa Luciana Lara.

 

Conteúdo: O workshop é composto de estratégias e metodologias desenvolvidas durante o processo de criação da dramaturgia e do desenvolvimento do vocabulário de movimento que compõem o espetáculo Brasília – Cidade em Plano. Exercícios de percepção e propostas improvisação com o foco em construção de estados corporais através de camadas de estímulos sensórios, estados de emoção, análise e crítica do tema, da relação do corpo com a cidade e do movimento.

 

Metodologia: O workshop tem como introdução uma exposição oral breve da  abordagem do tema do espetáculo (a relação do corpo com a cidade de Brasília) e o conceito de dramaturgia na dança para contextualizar os exercícios.  A parte prática inicia com aquecimento com exercícios técnicos de release based tecnique, alongamento e consciência corporal.  Depois serão realizados, em duplas e trios, jogos de movimentos (um sobre espaço e outro sobre corpo) que trabalham a percepção corporal e espacial e a criação do movimento a partir de sensibilização sensória. Depois disso introduz-se o tema corpo-cidade como motes para geração de movimento com perguntas que serão respondidas com uma improvisação individual. As respostas físicas serão dirigidas para abordarem 03 aspectos: como por exemplo, um sensório, outro sobre função e outro psicológico sobre a relação do corpo com a cidade. Serão realizadas improvisações no espaço urbano da cidade. O foco do estudo do movimento será nas relações metafóricas do movimento e parte do corpo usadas e na transformação das informações, estímulos e idéias (tradução intersemiótica) em movimento e estados corporais. O workshop é finalizado com a apreciação e reflexão com os participantes a partir das improvisações apresentadas, focando na relação dos movimentos com o tema.