Alecrim

A Alecrim Produções Artísticas iniciou sua produção em Brasília em 1997 com espetáculos de grupos da Bahia. A primeira edição da Mostra de Teatro da Bahia foi realizada em 1999. Com um intervalo de dois anos, o projeto alcançou importante grau de amadurecimento, passando a se chamar Festival do Teatro Brasileiro (FTB) para que pudesse propor o intercâmbio para outros estados.

 

Em 2003, foi a vez do FTB – Cena Pernambucana, com a apresentação de sete espetáculos. Dois anos depois, foi a vez da Cena Mineira com oito espetáculos.

 

Em 2007, o projeto ocorreu pela primeira vez fora do Distrito Federal. Iniciava em 12 de janeiro, o FTB- Cena Mineira no Rio de Janeiro, mesma data em que estreavam outras 22 produções teatrais na Cidade Maravilhosa, vitrine do teatro brasileiro.

 

A oitava edição do Festival do Teatro Brasileiro ocorreu no primeiro semestre de 2009, com o intercâmbio entre o teatro pernambucano e os cenários da Bahia e Sergipe. No mesmo ano o FTB realizou sua nona etapa, com a Cena Baiana sendo apresentada nos estados do Ceará e Maranhão.

 

A décima edição do Festival, com a apresentação da Cena Cearense em MG e ES. Em 2011 foi a vez dos gaúchos, paranaenses e paulistas receberem a Cena Mineira.

 

Em 2012, o FTB contou com duas novidades, a realização da inédita Cena Gaúcha no DF e Goiás e da também inédita versão voltada para o segmento de rua.

 

O FTB demonstra ser uma importante ação de complementação de política cultural aproximando os estados brasileiros e contribuindo efetivamente para a circulação das artes cênicas no Brasil!